TEXTO, TEXTUALIDADE E ENSINO

Na miscelânea das teorias, na miríade dos nomes e no caleidoscópio das ideias sobre ensino-aprendizagem de língua e literatura, há diversos caminhos possíveis. Este blog propõe esta discussão vista por diversos ângulos.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

FIORIN - INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO DE BAKHTIN

CAPÍTULO 1

Bahktin nasceu ao sul de Moscou, era pobre de familia aristocrata, morou e trabalhou em diversas cidades, assim, desde pequeno convive com várias línguas o que facilita torná-lo ujm poliglota. Formou-se em Letras, História e Filologia. Ao longo de sua vida constituiu um grupo de amigos intelectuais. Em 1929 foi preso e devido a sua saúde precária a pena no campo de concentração foi transformada em exílio, condenado a 05 anos aproveitou esse tempo para escrever sobre sua teoria do romance. Em 1940 apresentou sua tese de doutorado, “Rabelais e a cultura popular”, após diversas polêmicas geradas pelo trabalho, o título de doutor foi negado pelo comite. Esse mesmo trabalho quando publicado em 1965, deu-lhe renome mundial. Faleceu em Moscou, em 1975.

Sua trajetória foi marcada pelo ostracismo (isolamento), exilio e pela marginalidade dos círculos acadêmicos mais prestigiados, no entanto sua escrita e reflexão, fez dele um dos grandes pensadores do século XX.

Sua obra é fascinante, inovadora e rica, mas também complexa e difícil, a leitura é árdua e trabalhosa.
 
JUSSARA

2 comentários:

  1. Introdução ao pensamento Bakhtin

    3º. Capítulo – Gêneros do Discurso

    Neste capítulo passamos a entender um pouco mais como se dá a conexão da linguagem com a vida social, isso acontece sem que Bakhtin teorize sobre o gênero, partindo da existência da utilização da linguagem e das atividades humanas, não levando em conta o processo de produção e sim a maneira como os gêneros são constituídos.

    Portanto, os enunciados dever ser vistos como uma conexão entre a linguagem e as diversas esferas as quais nos relacionamos em nossa vida social.

    ResponderExcluir
  2. Um pouco do capítulo do II e III, apenas complementando as informações já postadas pelas colegas Jussara e Denise.

    O texto traz uma abordagem complexa de conceitos como gêneros de discurso e dialogismo que destacam a importância de conceitos fundamentais do filósofo russo, Mikhail Bakhtin, que fez uma obra considerada como fundamental para as áreas da Educação e Linguagem.

    O Dialogismo é um processo de interação entre os outros textos de dialogarem entre si, mostrando as diversas vozes presentes em um mesmo discurso, além de estabelecer a relação de um discurso e outro. Ou seja, é como se ouvíssemos sempre ao menos duas vozes, mesmo que elas não se destaquem no discurso. Dessa forma, o autor nos mostra a importância dos vários sentidos que esse conceito pode assumir.

    Após ler diversas vezes o mesmo parágrafo, página, conceitos e até dicionário, compreendo que língua, enunciado e gênero do discurso estão totalmente relacionados para Bakhtin, pois, elas são ferramentas importantes para o bom andamento de toda e qualquer comunicação.

    Assim, as diversas atividades humanas formam vários gêneros do discurso, que segundo Bakhtin resulta em “um tipo relativamente estável de um enunciado”. Além disso, o filósofo russo nos ensina que toda a nossa comunicação, ou seja, quando falamos, escrevemos e até gesticulamos são por meio dos gêneros do discurso. Assim, existe uma infinidade de gêneros, que muitas vezes usamos inconscientemente no dia a dia, como, por exemplo, nas conversas informais. No entanto, esses tipos de gêneros não param de se transformar, são atualizados sempre, já que tudo é modificado, seja pelos hábitos ou até mesmo pela tecnologia.

    Dessa forma, com uma extensa infinidade de gêneros, Bakhtin classificou os gêneros do discurso em dois grupos: primários e secundários. Os primários são os gêneros da vida cotidiana, são predominantemente, mas não exclusivamente, orais. Relacionam-se com as situações comunicativas espontâneas, informais e imediatas, como, por exemplo, uma carta, piada, bate-papo, bilhete, conversa telefônica e etc. Já os secundários aparecem nas situações comunicativas mais complexas e elaboradas, como a jornalística, jurídica, religiosa, filosófica, artística, científica, entre outras, que são mediadas pela escrita.

    Outra grande questão é que um texto pode passar de um gênero para o outro quando for colocado em outro contexto, ou seja, em outra esfera de atividade, como o autor José Luiz Fiorin especificou no exemplo da placa de trânsito.

    Vivian Cunha

    ResponderExcluir