TEXTO, TEXTUALIDADE E ENSINO

Na miscelânea das teorias, na miríade dos nomes e no caleidoscópio das ideias sobre ensino-aprendizagem de língua e literatura, há diversos caminhos possíveis. Este blog propõe esta discussão vista por diversos ângulos.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

UM EDUCADOR ADVERTE: LEITURA RUIM FAZ MAL AO SER HUMANO




PALAVRAS TIRADAS DO BLOG DE UMA ADOLESCENTE - POR ISSO EU DIGO - LER / VER / OUVIR O QUE NÃO PRESTA FAZ MAL.

 " Twilight me fascina pois é a história que toda menina desastrada e tímida queria viver, ou seja, ela não se dá bem neste mundo, nesta sociedade, porque o lugar dela não é este. Em uma outra família, em uma outra vida, ela é amada, querida, desejada e importante. Aquela menina que achava que não servia pra nada, porque não tinha coordenação nem pra carregar uma bandeja, descobre que tudo faz sentido, porque ela simplesmente pertence a um outro lugar, que a espera ansiosamente. Além disso, quem nunca quis dois meninos lindos disputando o seu amor? Você, de uma desconhecida, passa a ser o amor de alguém. Passa a ser peça fundamental na vida de outra pessoa.
    Bella consegue o que seria o ideal para qualquer menina, um garoto lindo, inteligente, com uma família incrível, com mistérios sedutores e que tem a maturidade de um velho de cento e poucos anos. Óbvio, isso só acontece na ficção (mas seria perfeito). Ele deixa claro que sua vida faz sentido para protegê-la. E quem não queria uma proteção dessas. "

POR QUE É PREOCUPANTE?

toda menina desastrada e tímida queria viver, ou seja, ela não se dá bem neste mundo, nesta sociedade, porque o lugar dela não é este à Toda menina que se sente assim – patologicamente - precisa é de ajuda, precisa falar sobre isso com um profissional. Se bem que, pelo que me lembro, ser adolescente é isso, não é? É sentir-se desencaixado do mundo, deslocado, isto é O NORMAL, O COMUM. Fazer disso motivo para fugir e entregar a ALMA AO DEMÔNIO (nem acredito em demônio), mas é isso que significa tornar-se vampiro para ‘DAR’ PARA O GOSTOSINHO da escola (desculpem, mas é o que acontece, pelo menos no primeiro filme – fiz questão de assistir – ler seria demais) é uma mensagem nada útil às adolescentes ‘tímidas’.

Em uma outra família, em uma outra vida, ela é amada, querida, desejada e importante. à Isto é ilusão, é criar na adolescente uma fantasia muito perigosa: a ideia de que a fuga da sua realidade é uma solução, quando todos sabemos que não é. Cria a ideia de que existe um lugar perfeito, uma ‘outra vida’ onde tudo é do jeito que se sonha. Esta ‘bosta’ (desculpem) consegue ser pior que o mito da Cinderela.

descobre que tudo faz sentido, porque ela simplesmente pertence a um outro lugar, que a espera ansiosamente à Mais perigoso ainda, achar que o ‘sentido’ para a vida está em algum lugar exterior, está em algo que se alcance, ESTÁ NO OUTRO. O sentido para a vida, se há sentido, só pode estar em nós mesmos e cada um precisa descobrir isso dentro de si. Mas isso dá trabalho e é perigoso para quem manipula a massa – uma massa que não sabe de si é mais interessante ao capitalismo – consome e não questiona.

quem nunca quis dois meninos lindos disputando o seu amor? à A coisa só piora. Uma adolescente está entre o ser criança e o ser adulta. Ainda é frágil, ainda quer proteção, mas também já quer independência. Tem tanto a decidir, decisões que terão consequências para toda a vida – educação, profissão, sexualidade, etc. E a adolescente lendo esta merda (desculpem de novo) vai achar que o legal, o ‘da hora’ é ser disputada por dois caras bonitos, que isso é que é importante. Estudar para quê? Profissão para quê? Aula de matemática, de português, história? Que saco! Eu quero é ver o gatinho da fila do lado, mandar SMS para o Paulinho do 1B, rebolar mais quando eu passar na frente do Carlos do 2C, bater bato no MSN com 10 meninos ao mesmo tempo. Ficar com 35 na baladinha... Ser a sensação do momento. Ah, de preferência, descendo até o chão. É LAMENTÁVEL VER QUE AS MULHERES DO SÉCULO XX LUTARAM TANTO PELA LIBERDADE DE SE VULGARIZAREM ASSIM (desculpem aquelas, é claro, que não são assim)

Você, de uma desconhecida, passa a ser o amor de alguém. Passa a ser peça fundamental na vida de outra pessoa. à Quanta estupidez, melhor, inocência! FUNDAMENTAL?! Só somos realmente fundamentais na nossa vida. Ninguém mais pensa no que as palavras realmente significam. Talvez sejamos fundamentais para nossos pais e as adolescentes – leitoras dessa ‘merda’ (não deu) talvez sejam fundamentais aos filhos que vão acabar gerando ainda adolescentes. Tirando Romeu e Julieta que, aliás, eram tão adolescentes, burros, imaturos e vazios que se mataram de bobeira, não conheço mais ninguém que tenha vivido uma grande história de amor com sua grande paixão de adolescência.

Bella consegue o que seria o ideal para qualquer menina, um garoto lindo, inteligente, com uma família incrível, com mistérios sedutores e que tem a maturidade de um velho de cento e poucos anos. à Aqui alcançamos o auge do absurdo – minto, seria pior se estivesse lendo ou ouvindo isso de uma mulher adulta – “o ideal para qualquer menina, um garoto lindo”. Meu Deus, é este o ‘ideal para qualquer menina’, mesmo? Deixe-me desistir disso de ser educador, então? Vamos parar tudo e esquecer isso de escola, trabalho, prova, ENEM, vestibular, faculdade, pós-graduação, profissão, pra quê? Se o ideal da menina é um garoto lindo... Tanto feminismo (e sou super a favor) para isso? Devo estar ficando velho, para mim o ideal de qualquer adolescente era ser ADOLESCENTE, sabe? Brincar ainda, sonhar, divertir-se com amigos, conversar muito, sim, descobrir o mundo devagar, experimentando as coisas (às vezes até demais), tendo discussões com os pais, sendo rebelde, mas sabendo os limites da rebeldia. Brigando, mas sabendo pedir desculpas. Lendo livros cheios de mistérios, sim, e bem mais interessantes e INTELIGENTES que essa ‘merda’ (última, prometo), como “Mistério do Cinco Estrelas”, “A droga da obediência”,  “Escaravelho do Diabo” e tantos outros e ESTUDANDO, sim, esta palavra que saiu de moda, ESTUDANDO – ser adolescente precisa envolver a escolha de uma carreira, porque é de bons profissionais que este país precisa.
Mas o que mais lamento é ver as pessoas pulando etapas: crianças querendo ser mocinhas, mocinhas querendo ser mulheres e, depois, senhoras, querendo ser jovens a qualquer preço, a custo de toda a artificialidade que o dinheiro pode comprar.
Por tudo isso é que digo, leitura ruim FAZ MAL A SAÚDE... porque a vida é feita de REFERÊNCIAS – e o que lemos nos influencia.

Um comentário:

  1. Concordo com você, Leando Luz: leitura ruim prejudica mesmo. O pior de tudo é que as leituras ruins então fazendo sucesso entre os adolescentes.

    ResponderExcluir